quarta-feira, 24 de outubro de 2007




Bunba meu Boi

A FESTA DO BUMBA-MEU-BOI, foi criada por Dona Isabel Gonçalves Costa de uma maneira muito inesperada. Após a morte de sua mãe, ela encontrou-se em estado de tristeza. Um dia, ao ir a um salão de baile da cidade, Dona Isabel percebeu que à porta do estabelecimento, se encontravam várias pessoas de renda social baixa que estavam com vontade de adentrar o lacal, porém não dispunham de capital necessário para bancar as despesas cobradas. Como ainda estava sentida com a morte de sua mãe, Dona Isabel resolveu criar uma festa, que a alegrasse e divertisse também o povo. Essa festa era o BUMBA-MEU-BOI ou simplesmente "Boi Janeiro" (que mais tarde se tornaria a festa popular mais conhecida da região). Após o planejamento, Dona Isabel reuniu-se com os amigos, com os filhos e com a própria cominidade carente, que apoiaram sem discórdias a idéia. O 1° Boi Janeiro, foi construído de bambu. A roupa dos foliões foram confeccionadas com lençóis velhos, blusas rasgadas e "boa vontade". E mesmo sendo simples, a festa despertou a emoção da multidão em meio ao êxtase do desfile. Essa "brincadeira" já dura 14 anos, e a cada festa, Dona Isabel e seus colaboradores, procuram inovar ainda mais o evento. A tradição cultural, cultivada por Dona Isabel ao longo do tempo, acabou passando para seus cinco filhos, que além de participarem de atividades festivas do gênero, ainda doam seus espíritos colaborativos à "Festa do Bumba-meu-Boi".

5 comentários:

Pavão- MG disse...

Festa maravilhosa..............tudo de bom............

lucas disse...

Eu amo esta cidade sinto muitas saudades dela tenho orgulho de ser pavonense

Anônimo disse...

Me lembro de ainda mocinha curtir a festa ,no 1º mandato de Leodônio.Foi boa demais...
Tempinho bom pra guardar na memória.Desabrochava os amores,paqueras,paixões...Juventude...

Anônimo disse...

quero dizer que nos aos 60 já existia esta festa aí em Pavão.

Anônimo disse...

Sou Pavonense, e esta festa era organizada pelo sr. Alfredo que morava na serraria.parabenizo a d. Isabel pela iniciativa,mas realmente nos anos 60 já existia esta festa aí em Pavão.